Você está em: Home> Aspirina e Saúde> Dor de cabeça

Dor de cabeça

A dor de cabeça ou cefaleia é uma das síndromes dolorosas mais comuns. Grande parte dos adultos tem dor de cabeça e esta é uma das maiores causas de faltas no trabalho. A dor de cabeça geralmente caracteriza-se por episódios isolados, mas pode também manifestar-se de forma crônica, além de poder representar o sintoma de outra doença.

A Sociedade Internacional de Cefaleia classificou as dores de cabeça em mais de 150 modalidades diferentes, mas destacam-se entre as formas mais comuns a cefaleia do tipo tensional e a enxaqueca ou migrânea.

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) aponta que as mulheres sentem mais dor e tem maior chance de experimentar inúmeras condições dolorosas, como cefaleias tipo tensão e enxaqueca após a puberdade. A prevalência de enxaqueca em mulheres chega a ser 2,5 vezes maior do que nos homens.

Acredita-se que a explicação da maior prevalência do problema nas mulheres esteja relacionada a fatores hormonais. Em 60% a 70% dos casos, as cefaleias estão relacionadas ao ciclo menstrual, indica a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC).

A dor de cabeça pode ainda estar relacionada a outros fatores, como:

  • Alterações emocionais
  • Tensões (cefaleia tensional)
  • Tosse ou esforço abdominal
  • Esforço físico
  • Atividade sexual (antes ou após o orgasmo)

Quem tem dores de cabeça frequentes ou intensas e que ocasionam perda de qualidade de vida, deve buscar ajuda profissional. O médico é capaz de avaliar cada caso e indicar o tratamento mais adequado e eficaz, tanto para reduzir a frequência como a intensidade das crises.

Enxaqueca

A enxaqueca é uma dor de cabeça crônica conhecida por estar associada a vários fatores desencadeantes e crises que podem durar até 72 horas. Esse tipo de dor de cabeça tem suas primeiras manifestações na infância ou na adolescência e pode acompanhar o paciente por toda a vida.

De acordo com pesquisa realizada por estudantes de medicina da Liga da Cefaleia da Escola de Medicina do ABC e coordenada por Mario Fernando Prieto Peres, professor do Departamento de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 83,5% dos pacientes têm enxaqueca desencadeada por fatores relacionados à dieta – sendo o jejum, o uso de álcool e o consumo de chocolate os mais comuns.

Ainda de acordo com a pesquisa, os distúrbios do sono também são apontados como fatores desencadeantes por mais de 80% dos pacientes.

Dicas

Há mais para ser feito do que somente controlar as crises quando elas ocorrem. Medidas simples, como repouso em ambiente tranquilo e alimentação balanceada, podem ajudar no controle das crises. É essencial, porém, descobrir a origem da dor de cabeça, especialmente se for uma dor persistente ou que interfira nas suas atividades diárias ou que seja acompanhada de outras manifestações. Para tanto é indispensável a avaliação médica.

Mudanças no estilo de vida, técnicas de relaxamento, uma rotina mais saudável mantendo uma alimentação balanceada com intervalos regulares entre as refeições, praticar atividade física e dormir o suficiente ajudam a manter o equilíbrio.


  • Se você deseja reportar um evento adverso ou queixa técnica, por favor, contate o seu médico ou clique aqui
    Última atualização: 12/04/2013
  • Bayer HealthCare ® 2010 - Todos os direitos reservados - Design Foster
  • Condições gerais de uso   Política de Privacidade    Imprint
  • L.BR.CC.2010-04-26.0112
  • L.BR.CC.2011-11-11.0495
  • ESTE MEDICAMENTO É CONTRA INDICADO EM CASO DE SUSPEITA DE DENGUE.

  • Aspirina®: ácido acetilsalicílico
    Reg MS 1.7056.0020.
    Indicações: alívio sintomático de dores de intensidade leve a moderada, como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas, dor da artrite e alívio sintomático da dor e da febre nos resfriados ou gripes.
  • Aspirina® C: ácido acetilsalicílico, ácido ascórbico
    Reg MS 1.0429.0037
    Indicações: alívio sintomático da dor de cabeça, dor de dente, dor provocada por inflamação da garganta, dor muscular, dor articular, dor nas costas, e para o alívio sintomático da dor e da febre causadas por gripes e resfriados.
  • CafiAspirina®: ácido acetilsalicílico, cafeína
    Reg MS 1.7056.0015
    Indicações: dor e enxaqueca.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.