Você está em: Home> Aspirina e Saúde> Dor e febre relacionados a gripe e resfriado

Dor e febre relacionados a gripe e resfriado

Gripe ou resfriado?

Entre as infecções respiratórias agudas, grande motivo de procura a atendimento médico e falta ao trabalho ou a escola, destacam-se as gripes e resfriados. Estima-se que um adulto possa ter até quatro episódios em um ano, porém em crianças este número pode duplicar.

Estas infecções virais provocam sintomas relacionados ao trato respiratório superior, especialmente nariz e garganta, como coriza, obstrução nasal, tosse e dor de garganta. Podem ser acompanhadas com frequência por outros sintomas gerais, como febre, dor de cabeça e dor no corpo.

O mal-estar causado por gripes e resfriados pode atrapalhar o dia-a-dia de diversas maneiras, sendo apontados como causas importantes de ausência na escola e no trabalho; Suas implicações físicas também podem fazer com que tarefas simples do cotidiano, como organizar a casa, se tornem difíceis e cansativas.

O que é o resfriado?

O resfriado é uma infecção do nariz e da garganta que pode ser causada por vários tipos de vírus diferentes, como o Rhinovírus e o Coronavírus, por exemplo. Normalmente, apresenta sintomas mais leves e que desaparecem em até uma semana.

O que é a gripe?

A gripe também é uma doença infecciosa, mas ao contrário do resfriado, é transmitida somente pelo vírus Influenza. Os sintomas são mais pronunciados e podem ter uma duração mais prolongada.

Além de comprometerem a qualidade de vida da população, a doença pode desencadear complicações mais sérias. Por este motivo, grupos específicos da população, como os idosos, por exemplo, que estão mais sujeitos a apresentarem complicações decorrentes da infecção pelo Influenza devem ser vacinados.

Como prevenir o contágio?

Os vírus que transmitem o resfriado e a gripe são contagiosos e podem se espalhar através do contato direto e indireto, podendo ser transmitidos tanto pelo toque quanto pela aspiração de gotículas contaminadas no ar. Para dificultar o contágio, procure:

  • Lavar as mãos, especialmente antes das refeições, antes de cozinhar ou após utilizar o vaso sanitário.
  • Manter os ambientes arejados. Ambientes fechados facilitam a transmissão do vírus.
  • Não fumar. O fumo interfere no sistema de defesa das mucosas, facilitando a contaminação pelo vírus e outros agentes infecciosos.
  • Reduzir o estresse manter uma rotina saudável, com horários regulares para alimentação e sono, ajudam a manter o sistema de defesa do organismo funcionando adequadamente.
  • Ao tossir ou espirrar procure utilizar um lenço para evitar a dispersão de gotículas contaminadas.

Para ajudar o organismo a se recuperar mais rápido, o melhor a fazer é descansar, dormir bem e suficientemente, alimentar-se adequadamente e beber bastante líquido. Até o mal-estar típico destes quadros respiratórios passar por completo, deve-se repousar e ir retomando as atividades normais aos poucos.

Esteja atento sempre aos sinais do seu corpo, lembre-se de que o médico é o profissional capacitado para avaliar a saúde e indicar o tratamento mais adequado para cada pessoa.


  • Se você deseja reportar um evento adverso ou queixa técnica, por favor, contate o seu médico ou clique aqui
    Última atualização: 12/04/2013
  • Bayer HealthCare ® 2010 - Todos os direitos reservados - Design Foster
  • Condições gerais de uso   Política de Privacidade    Imprint
  • L.BR.CC.2010-04-26.0112
  • L.BR.CC.2011-11-11.0495
  • ESTE MEDICAMENTO É CONTRA INDICADO EM CASO DE SUSPEITA DE DENGUE.

  • Aspirina®: ácido acetilsalicílico
    Reg MS 1.7056.0020.
    Indicações: alívio sintomático de dores de intensidade leve a moderada, como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas, dor da artrite e alívio sintomático da dor e da febre nos resfriados ou gripes.
  • Aspirina® C: ácido acetilsalicílico, ácido ascórbico
    Reg MS 1.0429.0037
    Indicações: alívio sintomático da dor de cabeça, dor de dente, dor provocada por inflamação da garganta, dor muscular, dor articular, dor nas costas, e para o alívio sintomático da dor e da febre causadas por gripes e resfriados.
  • CafiAspirina®: ácido acetilsalicílico, cafeína
    Reg MS 1.7056.0015
    Indicações: dor e enxaqueca.

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.