Dor muscular

Tanto os atletas quanto quem pratica atividade física ocasionalmente conhecem as dores musculares. Os esforços e traumas associados aos esportes disparam reações inflamatórias que provocam dor. Além da prática de esportes, existem muitas situações diárias que podem resultar em inflamações e dores nos músculos, como:

  • Postura incorreta: a maneira como se senta no escritório, por exemplo, ou ao levantar objetos pesados.
  • Movimentos repetitivos: como durante a utilização de computadores no trabalho.
  • Tensão: quando sentimos a contração típica causada por situações de estresse.

Dicas

As dores musculares são bastante comuns na região do pescoço, ombros e costas. Uma postura incorreta ou movimentação inadequada de um grupo muscular pode colaborar para o desencadeamento de quadros dolorosos. Para evitar esse ciclo, que produz e sustenta a dor muscular, é importante ter em mente algumas dicas:

  • Pratique sempre exercícios físicos, aumentando a intensidade gradualmente, de acordo com o seu condicionamento físico;
  • Preferencialmente procure sempre o acompanhamento ou supervisão de um profissional da área. Exercícios praticados incorretamente também podem causar dor;
  • Faça aquecimento durante 10 a 15 minutos antes dos exercícios, como caminhadas com passo acelerado ou alongamentos;
  • Roupas e objetos utilizados na prática de exercícios deverão ser adequados à atividade, evitando acidentes;
  • Evite o uso de bolsas com muito peso e que desequilibrem a sua postura.

Caso a dor seja contínua ou esteja associada à algum trauma ou atividade especifica, é importante consultar um médico para uma avaliação. Ele saberá indicar qual o tratamento mais adequado para cada caso.

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