Dor nas Costas

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As dores lombares, ou lombalgia, podem ser ocasionadas pela má postura; somada à vida sedentária. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Internacional do Esporte estimam que metade da população mundial seja inativa fisicamente.
fonte: WHO/FIMS. Exercise for health. Bull World Health Organ 1995;73:135-6.


Vértebras, músculos, nervos e articulações estão interligados em toda a extensão das costas. Em caso de lesão ou inflamação, dores serão rapidamente sentidas em toda a área. O quadro clínico da lombalgia geralmente é constituído por dor, com piora da movimentação e interferência nas atividades diárias.

Algumas dicas

  • Ao levantar objetos pesados do chão, primeiramente flexione os joelhos e, só então, se aproxime e levante o peso usando os músculos das pernas, em vez de dobrar a cintura.
  • Para descansar bem suas costas durante a noite, a melhor forma de dormir é sobre um dos lados do corpo, com os joelhos dobrados e um travesseiro apoiando o pescoço.
  • A escolha de um colchão adequado para dormir também é importante: escolha um que seja indicado para sua altura e peso.
  • Exercícios respiratórios são positivos, não somente por desenvolverem a capacidade pulmonar, mas também por melhorarem a postura, tornando-a mais forte e flexível.
  • Atividade física e controle do peso ajudam a não sobrecarregar as estruturas ósseas e musculares.

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