Afinal, o que é a dor de cabeça constante?
A dor de cabeça constante é a dor que ocorre de forma frequente em qualquer parte da cabeça, incluindo o couro cabeludo, pescoço superior, face e interior da cabeça. Podendo ser de diferentes intensidades, ter causas diversas e estar associada a outros sintomas ou doenças.
A dor de cabeça é uma queixa frequente entre as pessoas de diversas idades. É considerada um dos problemas de saúde mais comuns segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ter um diagnóstico médico e cuidado adequado é fundamental para manter a qualidade de vida.
Dores de cabeça constantes são todas iguais?
Apesar de comuns, as dores de cabeça constantes não são todas iguais e podem variar em tipo, frequência, intensidade e até mesmo duração:
- Dor de cabeça tensional: é o tipo mais comum, quando ocorre uma tensão muscular em qualquer parte da cabeça e ela se espalha com uma sensação de aperto na cabeça em toda a cabeça. Pode ser de intensidade leve a moderada e sua frequência varia de ocasional a diária.
- Enxaqueca: é uma dor em que se sente a cabeça pulsando ou latejando em um único lado e pode ser acompanhada de outros sintomas como náuseas, vômitos e sensibilidade à luz, ao som e a cheiros. Sua frequência e intensidade variam de pessoa para pessoa, podendo ocorrer de algumas vezes por mês a várias vezes por semana.
- Dor de cabeça em salvas: é um tipo de dor de cabeça muito intensa, localizada atrás de um dos olhos e geralmente dura de 15 minutos a 3 horas. Os episódios dessa dor podem ocorrer em grupos ou separados e até em períodos de remissão.
- Dor de cabeça crônica diária: são dores de cabeça que ocorrem todos os dias, podendo ser de diferentes intensidades.
Seja qual for a dor de cabeça, a Aspirina® ajuda a aliviar
Quem sente dor de cabeça constante costuma recorrer aos analgésicos, que são os principais medicamentos para dor. A Aspirina®, medicamento que o mundo já conhece, disponibiliza diversos produtos combinando diferentes ingredientes em suas formulações para o alívio de dores de todas os tipos e intensidade, além de outros sintomas.
| ||
Alívio sintomático de dores leves a moderadas | Para alívio das dores forte, como as da enxaqueca | Alivia a dor de cabeça, dor de garganta e febre causadas por gripes e resfriados |
A tradicional Aspirina® com ação analgésica e antitérmica | Ação analgésica e antitérmica mais potente, associada à cafeína | Ação da Vitamina C e analgésica devido a combinação dos ingredientes ativos |
Causas mais comuns da dor de cabeça constante
A dor de cabeça constante pode ter várias causas e alguns gatilhos que desencadeiam essa dor incômoda podem estar em hábitos ruins do dia a dia. Veja as causas mais comuns e caso você perceba uma delas, converse com o seu médico para que ele identifique a origem e recomende um tratamento específico.
- Dor tensional: está relacionada a fatores como estresse, ansiedade e postura incorreta.
- Enxaqueca: alguns fatores podem desencadear essa dor como: alimentos específicos, cheiros, jejum, estresse, período menstrual, entre outros.
- Falta de sono: a privação do sono, noites mal dormidas ou insônia podem causar dores de cabeça constante.
- Problemas de visão: algumas condições oculares podem causar dores de cabeça constante.
- Sinusite: quando a inflamação dos seios da face causa dor facial e pressão, que podem se estender à cabeça e causar a dor.
- Alimentos: alguns alimentos, como chocolate, queijos curados, ultraprocessados, bebidas alcoólicas, entre outros podem ser gatilhos para a dor de cabeça em algumas pessoas.
- Desidratação: a falta de água no organismo pode desencadear dores de cabeça constante. Por isso a importância da hidratação para a saúde e bem-estar.
Sinais para ficar em alerta
Sentir dor de cabeça constante pode indicar que algo não está indo bem no seu organismo. Para descobrir a causa de sentir dor de cabeça todos os dias, listamos alguns sinais para serem observados e relatados ao seu médico:
- Sentir mal-estar súbito e distúrbios na visão acompanhados de fraqueza, perda de coordenação e equilíbrio, dificuldade na fala ou compreensão de fala, ou alterações nos níveis de consciência, como sonolência ou confusão;
- Febre e rigidez no pescoço com dificuldade e dor (ou até impossibilidade) para encostar o queixo no peito;
- Dor de cabeça constante súbita e intensa ou dor de cabeça que piora progressivamente (em frequência ou intensidade);
- Dor de cabeça ao pentear os cabelos ou dor na mandíbula ao mastigar;
- Dores intensas em pessoas portadoras de doenças como câncer ou AIDS;
- Uso de medicamento que suprime o sistema imunológico (imunossupressor);
- Olhos vermelhos e surgimento de círculos brilhantes ao redor de luzes;
- Hipertensão arterial muito elevada;
- Dores de cabeça que começam após os 50 anos.
_______________________________________________________________________________
Referências:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CEFALEIA. Tipos de dores de cabeça. Disponível em: <https://www.sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=363>
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Enxaqueca e outros distúrbios de dor de cabeça. Disponível em: < https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/headache-disorders >
CH-20250121-46